Recursos Naturais

ASPECTOS GEOGRÁFICOS


O município de Livramento de Nossa Senhora possui uma área de 2.291 quilômetros quadrados. Está localizado a sudoeste da capital Salvador, distante cerca de 720 quilômetros por via rodoviária de pavimentação asfáltica. Situa-se entre 13° 17' a 15° 20' de latitude sul e entre 41° 05' a 43° 36' de longitude W. Limita-se ao norte com o município de Rio de Contas, ao sul com os municípios de Brumado e Caetité, a leste com o município de Dom Basílio, a oeste com o município de Paramirim e a noroeste com o atual município de Érico Cardoso (antigo Água Quente).




CLIMA

Segundo classificação nacional, baseada no método Thornthwaite, o clima local é definido como sub-úmido seco, mesotérmico. 
A precipitação média anual é de 756 mm, com valores que vão de 433 mm a 1.271 mm. O período chuvoso estende-se de outubro a maio.

A temperatura média anual fica em 21,3o C, cujos valores médios mensais, mínimo e máximo, são verificados em julho e fevereiro, com registro de 18,5o C e 23,3o C, respectivamente.

HIDROGRAFIA

A cidade está localizada na Bacia do Rio de Contas, uma das dezesseis bacias hidrográficas do estado da Bahia, está administrativamente subordinada ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. A bacia compreende os seus principais afluentes, que são: rio Brumadorio do Antôniorio Gongogirio Jequiezinhorio Gaviãorio Sincorá e rio Jacaré.

Destes rios, o que abastece Livramento é o Rio Brumado, que nasce na Serra das Almas, sendo um servidor do rio de Contas e um de seus afluentes é o rio do AntônioSua primitiva denominação era Rio de Contas Pequeno, como foi designado pelos primeiros desbravadores do sertão baiano.
O rio Brumado ganha importância econômica ainda no Brasil Colônia, quando o bandeirante Sebastião Pinheiro Raposo encontrara jazidas auríferas em suas margens à altura de onde hoje está a cidade de Rio de Contas. A exploração do ouro de aluvião levou ao rápido desenvolvimento da cidade de Livramento de Nossa Senhora, emancipada em 1724 e posteriormente da própria Rio de Contas, para onde se transfere, em 1746, a sede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário